5 Cuidados para não ter problema com esquadrias metálicas

Eduardo Daldegan
Eduardo Daldegan Publicado em 20 de outubro de 2017

As esquadrias são um item significativo em qualquer obra, independente do seu material constituinte. Neste artigo você vai conferir dicas importantes para não falhar na hora de escolher as melhores esquadrias metálicas para sua obra. Vale à pena conferir até o final.

Esquadria é um termo utilizado para portas e janelas, ou seja, todo elemento de vedação com função de vedar algum tipo de vão. Existe uma infinidade de tipos de esquadrias que podem variar na forma de instalação, maneira de utilização, visual e principalmente preço.

A esquadria é composta por vários elementos, desde os elementos principais como batentes e folhas e outros elementos como caixilhos, contramarco, elementos de fixação e ferragens necessárias.

As esquadrias metálicas podem ser feitas de inúmeros materiais como por exemplo as esquadrias de ferro e esquadrias de alumínio. Elas se diferenciam em muitos aspectos, como qualidade do produto, durabilidade, segurança e também valor.

5 Dicas para não ter problemas com esquadrias metálicas

1 – Utilize a esquadria conforme especificado em projeto:

dicas de esquadrias metálicasA primeira dica sobre o uso de esquadrias metálicas é utilizar a esquadria especificada no projeto arquitetônico.

Isso é muito importante, pois cada tipo de esquadria possui características e peculiaridades que interferem diretamente na luminosidade e ventilação dos ambientes. Caso você não utilize o que foi projetado corre o risco de comprometer o conforto durante a utilização dos ambientes no futuro.

Caso você deseje alterar a esquadria indicada no projeto é indicado consultar o profissional que desenvolveu o projeto, assim ele poderá fazer as alterações necessárias e até mesmo explicar para você as vantagens e desvantagens de utilizar uma ou outra esquadria.

2 – Escolha um fornecedor de confiança:

Outra dica importante é escolher um fornecedor de confiança para fabricar suas esquadrias metálicas.

É importante que você tenha boas referências deste fornecedor e verifique pessoalmente produtos que já foram fabricados por ele. É certo que existem inúmeros fornecedores bons que já possuem uma marca sedimentada, mas vale à pena verificar a qualidade dos produtos.

Um bom fornecedor é aquele que poderá te oferecer um material de qualidade, mas também um preço competitivo, prazos de fabricação adequados à sua obra e boas condições de pagamento.

Verifique tudo isso antes de fazer a escolha do fornecedor.

3 – Verifique todas as medidas na obra:

Além do que já foi dito até aqui é importante que ao comprar este tipo de esquadria verificar todas as medidas in loco.

Muitas pessoas querem economizar trabalho e acabam comprando as esquadrias pelas medidas que estão no projeto. O problema é que nem sempre o que está no papel é o que está na obra, logo, confiar apenas no projeto poderá trazer sérios problemas de incompatibilidade de medidas.

Por isso, o ideal é verificar na obra quais são as verdadeiras dimensões de cada vão que precisará de esquadria.

Vale ressaltar que pequenas diferenças de medidas podem ser significativas na hora da instalação de uma esquadria. Fique atento a este detalhe e não vacile na hora de comprar suas esquadrias metálicas.

4 – Pense em todos os aspectos importantes para uma esquadria:

A quarta dica é não limitar a escolha da esquadria apenas ao aspecto visual, é interessante que você pense de uma maneira mais prática sobre como será o uso desta esquadria no futuro.

É necessário escolher uma esquadria que te proporcione segurança, pois elas os pontos críticos para roubos e tantas outras ocorrências.

Pense também na usabilidade da esquadria no dia a dia, lembre-se que você irá conviver com esta esquadria diariamente e é necessário pensar no conforto ao utilizar o produto.

Levem em consideração a qualidade do produto. Escolha esquadrias que tenham boa durabilidade, proporcionem boa vedação acústica e boa estanqueidade nos dias de chuva.

Não utilize o preço como único balizador, você deve avaliar o custo benefício de cada esquadria e escolher a que atenda ao máximo de critérios importantes, como segurança, qualidade do produto e conforto de utilização.

5 – Visite outras edificações com esquadrias similares:

A última dica é muito simples, faça uma visita a outras edificações em caso de dúvida. Caso você nunca tenha visto a esquadria que está indicada em seu projeto é interessante conhecer in loco.

Não tenha vergonha de perguntar aos moradores sobre a qualidade das esquadrias e se eles têm algum problema durante a utilização.

Ninguém melhor do que um usuário para dizer se determinado produto é bom ou não. Assim também funciona com as esquadrias, você está em dúvida em qual tipo de esquadria escolher o melhor a fazer é procurar informações confiáveis.

Para quem já tem experiência com construção esta dica não é necessária, mas para quem está na sua primeira construção é fundamental. Conhecer uma esquadria pronta antes irá impedir que você se arrependa depois.

Finalizando

Com estas dicas simples você terá condições de escolher as melhores opções de esquadrias metálicas para sua obra.

Evite utilizar uma esquadria caso tenha dúvidas sobre a qualidade, segurança e durabilidade. O melhor é tirar todas as dúvidas com antecedência e evitar qualquer tipo de desconforto no futuro.

Compartilhe este artigo com seus amigos que também tem interesse em assuntos sobre construção civil.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

Daldegan, Eduardo. 5 Cuidados para não ter problema com esquadrias metálicas. Engenharia Concreta, 2017. Disponível em: https://www.engenhariaconcreta.com/5-cuidados-para-nao-ter-problema-com-esquadrias-metalicas/. Acesso em: 23 de julho de 2018.

Copiado!