7 livros de geotecnia que todo engenheiro geotécnico deve ler

Daniela Ribeiro
Daniela Ribeiro Atualizado em 20 de junho de 2018

Se você acabou de concluir o curso de graduação em engenharia civil e pretende seguir na área geotécnica, saiba que existem livros de geotecnia que são essenciais para aprofundar os seus conhecimentos na área.

Além disso, se você já é um profissional formado, sempre vale a pena relembrar alguns conceitos.

Fato é que nunca se pode parar de estudar e os livros indicados são apenas uma diretriz e ajudam a fomentar os conceitos mais importantes da geotecnia. Confira 7 livros de engenharia geotécnica que você não pode deixar de ler.

7 Livros de Geotecnia sensacionais:

1 – Curso Básico de Mecânica dos Solos – Carlos de Souza Pinto

Este livro é um dos primeiros que deve ser lido. À nível de graduação e de fácil leitura, possui conceitos fundamentais da mecânica dos solos, apresentados de forma didática e resumida.

É o tipo de livro que vale a pena ser adquirido, pois sua leitura é tão prática e pode auxiliar em momentos que se necessita de uma consulta rápida.

2 – Soil mechanics – T. William Lambe, Robert V. Whitman

dicas de bons livros de geotecniaAssim como o primeiro livro indicado, apresenta os conceitos básicos da mecânica dos solos, que são de extrema importância para o entendimento dos trabalhos e projetos geotécnicos. Porém, neste livro, tais conceitos são apresentados de maneira mais profunda.

É um livro de geotecnia que exige um tempo maior para leitura, pois apresenta todos os detalhes das teorias e conceitos fundamentais da engenharia geotécnica. Datada de 1969, e com idioma em inglês, pode parecer um tanto ultrapassado, mas por apresentar os conceitos básicos e fundamentais, ainda pode ser considerado atualizado.

 3 – Ensaios de Campo e suas Aplicações à Engenharia de Fundações – Fernando Schnaid, Edgar Odebrecht

Toda obra de geotecnia necessita que sejam realizados ensaios de campo e, quando necessário, de laboratório, que determinam as características e propriedades do solo.

O livro “Ensaios de Campo e suas Aplicações à Engenharia de Fundações” apresenta um guia prático e atualizado de todos os ensaios de campo rotineiros. O livro fornece base para a programação destes ensaios, os conceitos teóricos dos mesmos e a sua execução. Facilita a compreensão e interpretação dos resultados encontrados nestes ensaios.

4 – Fundações – Volume Completo – Dirceu de Alencar Velloso e Francisco de Rezende Lopes

O livro apresenta um estudo de todos os tipos de fundação. Nele podem ser encontrados os conceitos específicos de fundações, os tipos de fundações, os elementos necessários ao projeto de fundações bem como os ensaios que devem ser realizados para que um projeto de fundações seja confeccionado e sua respectiva interpretação.

São apresentados todos os métodos de cálculo para a capacidade de carga das fundações, tanto empíricos como semi-empíricos, e para o cálculo dos recalques. Apresenta também cálculos para situações que exigem maior cuidado no caso de fundações, como esforços transversais e atrito negativo. Trata-se de um guia teórico-prático de excelente qualidade para o cálculo, projeto e execução de fundações.

5 – Coleção completa de Urbano Rodriguez Alonso:

-Dimensionamento de fundações profundas

-Exercício de Fundações

-Dimensionamento de Fundações Profundas

O primeiro livro “Dimensionamento de fundações profundas” apresenta os métodos de cálculo de capacidade de carga e dos recalques, os conceitos envolvidos, os cálculos para situações especiais como atrito negativo e esforços transversais, além de apresentar o cálculo do estaqueamento no caso de grupo de estacas.

Este livro assim como aquele acima apresentado, é um guia para cálculo, projeto e execução de fundações, porém, neste caso, para as fundações profundas.

O segundo livro “Exercício de fundações” apresenta as definições de cada tipo de fundação e exercícios resolvidos para cada caso.

Já o terceiro livro da coleção “Previsão e Controle das Fundações” apresenta um guia de como fiscalizar a execução das fundações em campo e garantir o seu correto funcionamento. Nele é possível encontrar os ensaios realizados durante a execução das fundações ou depois de finalizadas e a interpretação dos mesmos.

6 – Contenções: Teoria e Aplicações em Obras – Denise Gerscovich, Bernadete Ragoni Donziger, Robson Saramago

Apresenta as definições dos tipos mais rotineiros de estruturas de contenção. Em uma primeira parte mais teórica, são estudados os cálculos dos empuxos de terra em diferentes condições de solicitação.

Já numa parte mais prática, são apresentados os diversos tipos de contenção, o dimensionamento destas estruturas e o processo construtivo.

7 – 100 Barragens Brasileiras – Paulo Teixeira da Cruz

É considerado a bíblia dos projetistas de barragens. Apresenta uma revisão de casos históricos de barragens, além de uma revisão da mecânica dos solos mais comuns encontrados em nosso clima.

O livro apresenta critérios de projeto, os cálculos necessários ao projeto e aspectos sobre a instrumentação, tornando-se um guia prático para o projeto e execução de barragens.

Finalizando sobre os livros de geotecnia

Por fim, vale destacar o quão necessário é a constante leitura e busca de conhecimentos na área da engenharia geotécnica! Os livros de geotecnia estão sempre sendo atualizados com o surgimento de novos materiais e técnicas, e o bom profissional está sempre se atualizando na mesma velocidade.

Caso você tenha alguma sugestão de livro para acrescentar em nossa lista, deixe-nos um comentário. Boa leitura!

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

Ribeiro, Daniela. 7 livros de geotecnia que todo engenheiro geotécnico deve ler. Engenharia Concreta, 2018. Disponível em: https://www.engenhariaconcreta.com/7-livros-de-geotecnia/. Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Copiado!