Como colocar piso de borracha em 5 passos simples

Eduardo Daldegan
Eduardo Daldegan Publicado em 9 de junho de 2017

O piso de borracha é uma ótima opção para locais que vão receber fluxo intenso de pessoas. Quando bem instalados possuem ótima durabilidade, boa aparência e ainda proporcionam muito conforto aos usuários. Neste artigo você poderá aprender quais os principais tipos de piso e como colocar piso de borracha corretamente.

Este tipo de piso também é conhecido como piso emborrachado. É utilizado em diversos tipos de ambiente, como hospitais, academias, playgrounds, indústrias, escritórios, lojas, cinemas, escadas, áreas molhadas e teatros.

O piso de borracha é vendido em mantas ou placas. Além disso, possui inúmeras opções de textura e cores. O que proporciona muita flexibilidade na hora de desenvolver um bom projeto de decoração.

Os pisos emborrachados podem ser fabricados com material reciclado, como pneus, com material natural ou sintético.

passo a passo sobre como colocar piso de borrachaPrincipais tipos de piso de borracha

Os pisos de borracha podem ser classificados conforme a textura de sua superfície. Levando em consideração somente a textura é possível encontrar os seguintes tipos de piso:

  • Piso de borracha pastilhado;
  • Piso de borracha liso;
  • Piso de borracha grão de arroz;
  • Piso de borracha ripado;
  • Piso de borracha teclado.

Os pisos de borracha pastilhados são os mais comuns e são muito utilizados em indústrias, escritórios, shoppings e estações de metrô. O piso liso também é muito comum, sendo utilizado principalmente em academias e hospitais.

O pisto grão de arroz é largamente utilizado em locais que precisam de um bom piso antiderrapante, pois cumpre muito bem esta função. Os pisos ripados e teclados, são menos utilizados no dia a dia.

Além dos pisos citados acima, existem os pisos que são próprios para pátios, playgrounds ou qualquer lugar que possa necessite de um revestimento próprio para receber impacto. Este último tipo de piso pode ser comprado em diversas espessuras e tem sido muito utilizado em escolas e creches.

Principais vantagens do piso de borracha

O piso de borracha possui inúmeros pontos positivos. Mas, para obtenção de todos seus benefícios é importante uma boa instalação, assim o piso será durável e proporcionará conforto aos usuários.

Uma das grandes vantagens deste tipo de piso é a facilidade de instalação, o processo executivo é simples e ainda pode ser instalado sobre pisos existentes sem nenhum problema.

Confira algumas vantagens do piso de borracha:

  • Este tipo de piso é fácil de limpar;
  • Possui propriedades que o tornam à prova de fogo;
  • Retém pouco calor;
  • Possuem boa resistência às intempéries e à variação térmica;
  • Quando bem instalados são duráveis, com tempo de vida útil que pode chegar até 20 anos;
  • Possui boa resistência à abrasão, ou seja, ao atrito gerado pelo fluxo de pessoas ou objetos;
  • Proporciona bom conforto acústico ao amortecer o impacto dos passos e queda de objetos.

Como colocar piso de borracha em 5 passos

Como você viu acima os pisos de borracha possui inúmeros benefícios para sua construção. Além disso, existem muitos tipos de piso, com texturas e cores diferentes. Confira agora como colocar piso de borracha e pôr a mão na massa em sua obra.

1 – Faça um projeto de paginação para seu piso:

O primeiro passo é fazer um bom projeto de paginação para seu piso. Neste projeto serão definidos o tipo do piso, a cor do piso a quantidade de piso necessária, a orientação para instalação dos pisos e também os recortes que serão feitos no piso.

Você mesmo pode fazer a paginação do seu piso, mas caso você precise de um projeto bem elaborado o melhor é contratar um arquiteto para esta tarefa.

2 – Limpe a superfície de instalação do piso:

O segundo passo de como colocar piso de borracha é limpar toda a superfície onde o piso será instalado. É importante remover poeira, detritos, graxa, tinta, ceras e machas de óleo.

Para isso você pode utilizar vassoura, pano úmido, espátula e solventes (confira dicas de segurança para trabalhar com solventes). Conforme a necessidade do ambiente em que você está trabalhando.

3 – Faça a marcação para instalação do seu piso:

Em seguida você deverá fazer a marcação para instalação do seu piso. Esta marcação será útil para orientá-lo durante a instalação das placas de piso. Esta marcação pode ser feita com auxílio de linha, esquadro e fita adesiva.

Antes de começar a instalação confira se sua marcação está de acordo com o projeto de paginação. É importante estar ainda mais atento à paginação em projetos onde haja detalhes arquitetônicos, como formas geométricas e variação de cores.

4 – Aplique a camada de adesivo sobre a superfície:

O quarto passo é a aplicação de uma camada de adesivo sobre a superfície de instalação do piso. Esta camada será a superfície ideal de aderência do piso de borracha.

Durante a aplicação tome cuidado para não respingar o adesivo nas paredes ou pisos adjacentes. Fique atento à quantidade de adesivo para que não falte nem sobre material.

É importante ler as instruções de utilização na embalagem do produto que você escolheu para aplicação do piso.

5 – Instale o piso sobre a superfície:

O último passo de como colocar piso de borracha é a instalação do piso sobre o adesivo aplicado anteriormente. O adesivo também deverá ser passado no fundo das placas, e ambos devem estar levemente secos para a fixação de cada placa de piso de borracha.

Caso surjam algumas bolhas é necessário eliminá-las com auxílio de martelo de borracha.

Considerações finais sobre o piso de borracha

Os pisos de borracha são muito úteis e proporcionam boas possibilidades arquitetônicas. Como você viu acima, este piso possui boas características e pode proporciona ótimo conforto e segurança aos usuários.

Agora que você já aprendeu algumas dicas de como colocar piso de borracha é hora de colocar a mão na massa.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com sua experiência, deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

Daldegan, Eduardo. Como colocar piso de borracha em 5 passos simples. Engenharia Concreta, 2017. Disponível em: https://www.engenhariaconcreta.com/como-colocar-piso-de-borracha-em-5-passos-simples/. Acesso em: 23 de julho de 2018.

Copiado!