Impermeabilização de paredes: 5 Dicas para ter sucesso

Eduardo Daldegan
Eduardo Daldegan Publicado em 24 de fevereiro de 2017

O serviço de impermeabilização de paredes exige uma técnica adequada para ser bem-sucedido. Caso contrário, você desperdiçará material e mão de obra, e ainda terá que conviver com as patologias devido a umidade.

Existem ótimos produtos no mercado que garantem uma boa impermeabilização, entretanto é importante saber escolher o produto adequado para cada situação. É necessário levar em consideração a origem da umidade, o revestimento da superfície da parede e o custo benefício de cada produto.

Em muitos casos a utilização de um único produto é insuficiente, sendo necessário a combinação de mais de uma técnica de impermeabilização.

É claro que a boa execução de impermeabilização de paredes depende muito de bons conhecimentos técnicos e experiência. Por isso, não confie este serviço a qualquer um.

Em casos mais extremos, o indicado é a elaboração de um projeto de impermeabilização, com o desenvolvimento de um bom memorial descritivo e a correta especificação técnica de cada produto.

Confira a seguir dicas que irão te auxiliar a ter sucesso com sua impermeabilização.

5 Dicas para ter sucesso com a impermeabilização de paredes

1 – Identifique qual a origem da umidade em sua parede:

Um ponto fundamental é identificar a origem da umidade em sua parede, sem isso você poderá escolher um tratamento inadequado e não resolver o seu problema.

Os casos mais comuns de umidade em uma parede são:

  • Umidade devido a água da chuva;
  • Umidade ascendente oriunda do solo;
  • Umidade devido a problemas na drenagem pluvial ou instalações hidráulicas;
  • Umidade em paredes que são utilizadas como muro de arrimo e estão em contato direto com o solo;
  • Umidade devido a utilização, em áreas molhadas como lavanderias.

Alguns dos casos citados acima não é necessário impermeabilizar a parede e sim corrigir os problemas de drenagem e hidráulicos que existirem na residência.

O tratamento dos três primeiros casos pode ser feito de maneira distinta, sendo necessário consultar o produto ideal para cada situação.

2 – Avalie o material da parede:

icas para uma boa impermeabilização de paredesOutro fator que interfere na execução de impermeabilização de paredes é o material constituinte. Por exemplo, uma parede pode ser executada de diversas formas, com blocos de concreto, blocos cerâmicos, tijolos maciços e até mesmo concreto. Em especial, para a umidade ascendente, existem técnicas adequadas para o tratamento conforme cada tipo de material constituinte da parede. Pois, cada material possui características diferentes, em especial a porosidade.

Técnicas que podem se adequar muito bem a alvenarias de blocos de concreto não são tão eficientes assim em alvenarias de tijolos maciços, em especial tijolos de construções antigas.

3 – Trate a superfície da parede de forma adequada:

Antes de aplicar o produto escolhido é necessário tratar a superfície da parede.

O primeiro passo é limpar toda a superfície que será impermeabilizada. Todo tipo de sujeira deve ser eliminado, como poeira, manchas e qualquer tipo de matéria orgânica. Para isso, é indicado a utilização de hidrojateamento.

Em seguida é necessário tratar os pontos frágeis da parede, como possíveis trincas e fissuras. Deverá ser identificado se a trinca é passiva ou ativa, ou seja, se estão se movimentando ou não, toda trinca deverá ser selada com material adequado conforme sua movimentação.

4 – Escolha o produto adequado e não o mais barato:

A quarta dica para ter sucesso com a impermeabilização é referente ao preço. É comum ver casos de obras onde o cliente escolhe economizar o máximo possível, em um serviço essencial como a impermeabilização, e não tem nenhuma dúvida em comprar o lustre mais caro.

Pois bem, não julgue o produto pelo preço e sim pelo que ele pode te oferecer em uma solução de qualidade. É indispensável utilizar uma técnica adequada para cada tipo de situação e nem sempre o serviço sairá muito em conta.

É claro que, pela quantidade de produtos ofertados é possível encontrar opções que sejam mais em conta. Isso pode ser feito sem nenhum problema, desde que o produto escolhido conserve as características necessárias para o serviço que será realizado.

5 – Conte com o suporte de profissionais capacitados:

Tudo que foi dito até agora pode ser facilitado se você contar com profissionais capacitados e experientes com serviços de impermeabilização de paredes.

Não tenha dúvidas em consultar um engenheiro civil antes de iniciar os serviços de impermeabilização das paredes de sua obra. O engenheiro civil é o profissional capacitado para identificar a origem da umidade em sua residência e indicar o produto indicado para sua obra.

Ter uma equipe de execução experiente também é essencial. Cada produto possui uma maneira diferente de ser manuseado e um erro na preparação do produto pode colocar em risco toda a impermeabilização.

Finalizando

Espero que as dicas acima te auxiliem a resolver o seu problema com a umidade em sua parede. Vale lembrar que existem muitas opções de produtos impermeabilizantes no mercado, mas eles devem ser utilizados de forma adequada.

Veja abaixo um resumo das 5 dicas para uma impermeabilização de paredes de sucesso:

  • Identifique qual a origem da umidade em sua parede;
  • Avalie o material da parede;
  • Trate a superfície da parede de forma adequada;
  • Escolha o produto adequado e não o mais barato;
  • Conte com o suporte de profissionais capacitados.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência com impermeabilização deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

Daldegan, Eduardo. Impermeabilização de paredes: 5 Dicas para ter sucesso. Engenharia Concreta, 2017. Disponível em: https://www.engenhariaconcreta.com/impermeabilizacao-de-paredes-5-dicas/. Acesso em: 23 de julho de 2018.

Copiado!