Projeto de Fundação: Dicas importantes e principais características

Eduardo Daldegan
Eduardo Daldegan Publicado em 7 de dezembro de 2016

Um bom projeto de fundação é essencial para a construção de qualquer tipo de edificação.

A fundação de uma edificação é o que chamamos de infraestrutura na engenharia, ou seja, a parte da estrutura que fica abaixo do solo. Os elementos de fundação são responsáveis por receber as cargas da estrutura e transmitir estas cargas ao solo.

A escolha inadequada das fundações de uma edificação pode ter como consequência inúmeros prejuízos, alguns até irreversíveis, culminando com a necessidade de demolição da edificação.

Uma das principais patologias causadas por fundações inadequadas são trincas na edificação, o que é muito comum.

Para evitar todo tipo de problema é importante contar com profissionais capacitados para a execução deste tipo de serviço.

Além disso, é importante que as fundações sejam dimensionadas observando as normas técnicas vigentes e boas práticas da engenharia. A norma que direciona os serviços de projeto de fundação é a NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações.

Principais tipos de fundação

dicas de projeto de fundaçãoExistem diversos tipos de elementos de fundação. Basicamente eles se dividem em fundações superficiais e fundações profundas.

As fundações superficiais são aquelas que não ultrapassam, geralmente 2 metros de profundidade, são as sapatas, os blocos, sapatas corridas, baldrames e o radier.

As fundações profundas são utilizadas em solos com baixa resistência na superfície. Neste caso é necessário apoiar a fundação em uma profundidade maior, alcançando assim um solo com boa resistência. As fundações profundas são os tubulões e os diversos tipos de estacas.

O tipo de fundação é definido no projeto de fundação. Para isso, é necessário avaliar uma diversidade de informações importantes, como o solo do terreno, o tipo de estrutura e a disponibilidade de recursos técnicos e financeiros.

Tudo isto deve ser feito por um profissional habilitado e competente. Um bom profissional na área de fundação deve sempre aliar conhecimento técnico e experiência, pois em muitos casos a elaboração de um projeto de fundação exige uma grande intuição, pois trabalha com solos que nunca serão vistos.

Pontos importantes para um bom projeto de fundação

Existem diversos pontos que devem ser avaliados para a elaboração de um projeto adequado das fundações de uma edificação.

Estas informações são coletadas por meio de investigações do solo e serviços prévios, além de uma excelente comunicação com o projetista de estruturas.

Veja a seguir pontos que são essenciais para a elaboração de um projeto de fundação.

1 – Investigação geotécnica do solo:

É imprescindível para a elaboração de um bom projeto a realização de investigações do solo. É por meio dessas investigações que o projetista terá acesso a informações necessárias para um bom projeto.

É importante que o projetista tenha consciência do tipo de solo que estará trabalhando, as camadas de solo existentes, como camadas mais resistentes e camadas moles, além do nível do lençol freático.

Por meio de uma boa investigação geotécnica o engenheiro terá a possibilidade de determinar a resistência do solo e qual o melhor tipo de fundação para aquele solo em questão.

2 – Informações da estrutura da edificação:

O projeto estrutural é outro item essencial para a elaboração de um projeto de fundação.

E pelo projeto estrutural que o projetista terá conhecimento da disposição dos pilares, estruturas de contenção e qualquer outro tipo de elemento que necessite de fundação, como reservatórios por exemplo.

É pelo projeto de estrutura que ele também terá acesso às cargas da edificação que serão transmitidas ao solo. Uma perfeita comunicação entre o projetista de estruturas e o projetista de fundação é essencial para uma boa solução construtiva para sua obra.

3 – Disponibilidade de recursos técnicos e financeiros:

A disponibilidade de recursos técnicos também deve ser levada em conta na hora de elaborar o projeto.

Em muitos casos, a obra pode ser construída em locais de difícil acesso para grandes equipamentos ou até mesmo por uma equipe que tenha uma experiência restrita a certos tipos de fundação.

Outro ponto a ser levado em consideração são os recursos financeiros. Existem soluções que demandam um maior investimento e que podem ser executadas com mais velocidade e outras soluções que demandam menor investimento, mas que demoram mais a serem executadas.

Tudo isso deve ser levado em consideração pelo projetista.

4 – Topografia do local da obra:

A topografia do local também é importante para que o projeto seja elaborado de maneira adequada.

Uma boa topografia deverá transmitir informações como relevo do terreno, presença de solo mole na superfície ou presença de água, obstáculo no terreno, presença de taludes e erosões.

É pela topografia que o projetista terá acesso a informações da superfície do terreno e possíveis pontos críticos que deverão ser levados em conta.

5 – Informações da vizinhança:

Ter pleno conhecimento da vizinhança é essencial para escolher o tipo de fundação adequada.

Para isso é importante avaliar as construções existentes que fazem divisa com a futura edificação, observando o tipo de estrutura, estado de conservação, presença de subsolo e muros de arrimo.

Estas informações são essenciais para escolher métodos construtivos de fundações que não prejudiquem as construções que já existem ao redor do local. Em muitos casos é necessário evitar métodos construtivos que provoquem grandes vibrações no solo.

Finalizando

Um bom projeto de fundação irá garantir diversos benefício à sua obra. Prezará pela segurança, economia e facilidade na hora de executar. Com um bom projeto em mãos você evitará diversos transtornos, com sua própria edificação e com a vizinhança.

Ao contratar um profissional, não leve em conta somente o preço, mas todos os benefícios que você pode conseguir. Um bom projetista se paga com a economia que ele pode trazer para sua obra.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Caso queira contribuir com alguma dica ou tirar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas, é só clicar na rede social de sua preferência.

Até mais e boa sorte em sua obra!

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

Daldegan, Eduardo. Projeto de Fundação: Dicas importantes e principais características. Engenharia Concreta, 2016. Disponível em: https://www.engenhariaconcreta.com/projeto-de-fundacao-dicas-importantes-e-principais-caracteristicas/. Acesso em: 23 de julho de 2018.

Copiado!