Projeto de Terraplenagem: Detalhes e dicas importantes

Eduardo Daldegan
Eduardo Daldegan Publicado em 4 de janeiro de 2017

Um bom projeto de terraplenagem é essencial para o sucesso de uma construção.

O projeto tem como objetivo preparar o terreno para receber a implantação do empreendimento, por meio da movimentação de terra, com cortes e aterros.

O responsável pela elaboração deste tipo de projeto é o engenheiro civil. O engenheiro possui o conhecimento técnico necessário e as atribuições legais para ser responsável por um projeto de terraplenagem.

Para ter um projeto correto e que seja o mais fiel possível à realidade do terreno são necessários, no mínimo, os seguintes documentos de referência:

  • Levantamento topográfico da área;
  • Investigação geotécnica do terreno;
  • Projeto arquitetônico de implantação do empreendimento.

Na falta de um deste documentos de referência o projeto poderá apresentar algumas falhas, que serão percebidas somente durante a execução.

Além dos documentos acima mencionados é interessante a visita técnica do engenheiro no local da obra. A visita é importante para conhecer detalhes que não são representados na arquitetura ou topografia e que são identificados somente por um profissional com experiência.

Dicas para um bom projeto de terraplenagem

1 – Contrate uma boa topografia:

informações de um projeto de terraplenagemO primeiro passo para ter sucesso com seu projeto é contratar profissionais competentes para a elaboração de uma boa topografia.

É de suma importância que a topografia represente com precisão todas as informações de terreno, como dimensões, altimetria, divisas, vegetação, redes existentes, construções existentes, vias, acessos, taludes, entre tantos outros pontos importantes.

É importante que a topografia seja avaliada e aprovada ante de ser iniciado o projeto. Caso seja necessária uma revisão da topografia, ela deverá ser solicitada com indicação dos pontos dúbios e com a solicitação de informações necessárias que não foram representadas.

2 – Faça uma boa campanha de investigação geotécnica:

Em muitos casos, é comum que projetistas elaborem projetos de terraplenagem sem uma análise criteriosa do subsolo do terreno. Neste caso, o projeto é incompleto, visto que é realizado somente o projeto geométrico e não é realizado o projeto geotécnico.

Ter em mãos as informações do perfil geológico do terreno é de suma importância. Pois só assim, é possível avaliar se o que está sendo projetado geometricamente poderá ser executado.

É importante conhecer as camadas de solo que serão cortadas e as camadas de solo que receberão aterro. Avaliando a estabilidade dos taludes formados e a possibilidade de recalque de aterros sobre solos moles.

Além destes pontos é necessário avaliar a camada de solo que será destinada à fundação das estradas e empreendimentos a serem construídos.

3 – Tenha em mãos um bom projeto arquitetônico:

O terceiro ponto importante para a elaboração de um projeto de terraplenagem adequado é ter em mãos um bom projeto de implantação do empreendimento.

É por este projeto de implantação que será a referência para o desenvolvimento de todo o projeto, indicando pontos de corte, pontos de aterro, platôs necessários, e demais informações.

O projeto de implantação também deverá ser verificado e avaliado por profissional com experiência. É de suma importância antever pequenas incompatibilidades e problemas, assim você evitará retrabalho com seu projeto e ganhará em eficiência.

Pontos importantes em um projeto

Um bom projeto de terraplenagem é composto por diversos itens que quando combinados possibilitam uma execução segura e econômica da obra.

O primeiro item do projeto de terraplenagem são os elementos gráficos. Ou seja, o projeto em si. É importante que o projeto esteja completo, com todas as representações gráficas necessárias para uma execução de obra sem dúvidas e sem improvisações.

É essencial verificar se todos os detalhes construtivos estão devidamente representados.

Além das representações gráficas é importante definir todas as especificações técnicas para a execução dos serviços. Estas especificações devem ser compatíveis com o que foi representado graficamente e complementam todos os desenhos do projeto.

As especificações devem fornecer as informações necessárias para a execução que não são possíveis de serem transmitidas por meio dos desenhos.

Outro ponto fundamental em um projeto e qualidade é a sequência construtiva. A sequência construtiva deve ser previamente planejada, levando em consideração a segurança da execução, a estabilidade dos taludes formados, a execução de sistemas de drenagem e contenção e os equipamentos disponíveis.

A idealização de uma sequência construtiva inadequada pode onerar ou inviabilizar certos serviços de terraplenagem. Além de colocar em risco os trabalhadores envolvidos na execução.

Também é necessário a indicação de um controle tecnológico para a execução da obra. Este controle tecnológico deverá estar de acordo com as normas de serviços que envolvem movimentação de solo.

O controle tecnológico tem a função de ratificar o que foi executado ou indicar pequenos problemas ou inconsistências entre o executado e o projetado.

Por fim, é essencial que seja entregue juntamente com os documentos listados acima o quantitativo do projeto.

Ou seja, é importante indicar a quantidade de material destinado a aterro, corte, pontos de compensação, necessidade de importar solo de outro local e demais quantidades importantes para a elaboração do orçamento da obra.

Finalizando

Como pode ver, um bom projeto de terraplenagem depende de diversos fatores. O primeiro passo é contratar profissionais capacitados e habilitados para a elaboração dos serviços.

Um bom projeto se paga durante a obra, por isso, não avalie um projeto somente pelo seu preço, mas pelo seu custo benefício. O projeto barato pode sair caro durante a execução da obra.

Ainda ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Compartilhe com seus amigos este conteúdo, você pode ajudar alguém que está precisando.

Forte abraço.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

Daldegan, Eduardo. Projeto de Terraplenagem: Detalhes e dicas importantes. Engenharia Concreta, 2017. Disponível em: https://www.engenhariaconcreta.com/projeto-de-terraplenagem-detalhes-e-dicas-importantes/. Acesso em: 23 de julho de 2018.

Copiado!