Sondagem Rotativa: Principais características e vantagens

Eduardo Daldegan
Eduardo Daldegan Publicado em 17 de fevereiro de 2017

A sondagem rotativa é um tipo de investigação geotécnica destinada a solos que são impenetráveis ao SPT, como por exemplo, as rochas. Este ensaio é fundamental para a caracterização de perfis rochosos.

Quando executada juntamente com o SPT é chamada de uma sondagem mista. Neste caso o SPT é utilizado até a camada onde consegue executar a penetração, em seguida, é utilizado a sondagem rotativa.

A perfuração deste tipo de sondagem consiste em uma perfuração motorizada. A perfuração é realizada com um barrilete com coroa diamantada, este barrilete é rotacionado e pressionado simultaneamente contra o solo que está sendo perfurado.

O custo para a execução de sondagens rotativas é muito superior ao custo de uma investigação SPT convencional. O que faz com que este recurso seja utilizado somente em último caso.

É um serviço essencial para grandes obras, onde as fundações serão apoiadas ou ancoradas no maciço rochoso. A execução das sondagens rotativas é uma exigência para projetos de barragens e eólicos, além de ser um requisito básico para a mineração.

Vantagens de utilizar a sondagem rotativa

As principais vantagens da utilização deste tipo de sondagem são:

  • Permite a classificação e caracterização de perfis rochosos;
  • O ensaio penetra grandes profundidades;
  • Pode ser executado com ângulo de inclinação;
  • Permite a execução do ensaio de perda de água em maciços rochosos;
  • Permite a retirada de amostras da rocha durante toda a perfuração;
  • Executado com equipamentos de fácil utilização.

Resultado obtidos com este tipo de sondagem

principais características da sondagem rotativaPor ser uma sondagem específica para a avaliação de maciços rochosos é possível fazer inúmeras análises com as amostras coletadas.

As amostras coletadas são chamadas de testemunhos. Os testemunhos são armazenados em caixas de madeira devidamente imunizadas. No exterior de cada caixa de testemunhos devem ser indicadas as informações básicas, como o número do furo, obra, localização e número da caixa.

As principais informações apresentadas em um boletim de sondagem são:

  • Classificação litológica da rocha;
  • Estado de alteração da rocha;
  • Grau de fraturamento;
  • RQD – Rock Quality Designation, ou recuperação modificada.

O RQD é um dos índices mais utilizadas na qualificação dos maciços rochosos. Ele qualifica o maciço rochoso em relação aos testemunhos obtidos durante a sondagem. É um índice que mede a porcentagem de recuperação da sondagem considerando pedaços de testemunhos com pelo menos 10 cm.

Por exemplo, em uma amostra com comprimento de 150 centímetros, são somadas as partes de testemunhos que tenham pelo menos 10 centímetros. O valor somado é dividido pelo comprimento de 150 e multiplicado por 100.

O RQD classifica a rocha em:

  • Muito fraca: 0 – 25%;
  • Fraca: 25 – 50%;
  • Regular: 50 – 75%;
  • Boa: 75 – 90%;
  • Excelente: 90 – 100%.

Cuidados importantes para a boa execução da sondagem

Para ter sucesso com a execução de uma sondagem rotativa é importante estar atento a diversos detalhes.

O primeiro detalhe a ser observado é a elaboração de um contrato onde estejam muito bem discriminadas as obrigações do contratado e contratante. É importante que esteja muito bem esclarecido todas as condições de execução, como o fornecimento de água, o fornecimento das caixas, profundidade das perfurações e demais informações importantes para uma execução segura.

Também é importante desenvolver o serviço observando as normas técnicas vigentes e com o devido cuidado, afim de extrair testemunhos com qualidade e que sejam realmente representativos.

A área de execução das sondagens deve estar devidamente limpa, afim de eliminar qualquer obstáculo para a execução da perfuração. Também é necessário que a sonda esteja perfeitamente apoiada no terreno, de forma a reduzir a vibração do equipamento.

Todos os equipamentos necessários para a execução da sondagem deverão estar em boas condições de trabalho. Antes de iniciar os trabalhos é necessário a verificação de todos os sistemas e equipamentos. Os equipamentos básicos de uma sondagem rotativa são:

  • Tripé;
  • Sonda rotativa;
  • Bomba de água;
  • Hastes;
  • Barriletes;
  • Coroas;
  • Tubos de revestimento;
  • Acessórios diversos.

A locação dos furos de sondagem também é um ponto que deve ser verificado com cuidado. Para esta locação é importante utilizar equipamentos de topografia. Lembrando que os relatórios deverão identificar a localização exata da perfuração, se possível com as coordenadas geográficas e com nível do topo da sondagem.

Finalizando

Por fim, vale destacar a necessidade de contar com uma boa equipe para a execução da sondagem rotativa. É necessária uma equipe bem treinada para o uso correto dos equipamentos e para a coleta e armazenamento dos testemunhos.

Especificar corretamente o serviço durante a contratação também evitará uma diversidade de problemas. É importante prezar pela qualidade do serviço e não somente pelo custo de execução. Um serviço muito barato com resultados que não são representativos é um grande prejuízo para sua obra.

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou quer colaborar com alguma experiência, então deixe um comentário.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

Daldegan, Eduardo. Sondagem Rotativa: Principais características e vantagens. Engenharia Concreta, 2017. Disponível em: https://www.engenhariaconcreta.com/sondagem-rotativa-principais-caracteristicas-e-vantagens/. Acesso em: 23 de julho de 2018.

Copiado!