Tinta para rejunte: Confira como melhorar a aparência do seu revestimento

Eduardo Daldegan
Eduardo Daldegan Publicado em 21 de julho de 2017

O revestimento cerâmico continua sendo uma das melhores opções para revestir pisos e paredes de qualquer edificação. Entretanto, o rejunte é um detalhe que ao longo do tempo pode prejudicar a boa aparência do piso cerâmico. Neste artigo você vai aprender como contornar esta situação com a utilização da tinta para rejunte.

É comum encontrar pisos cerâmicos antigos que mantém a boa aparência ao longo de muitos anos. Mas, o rejunte não se comporta da mesma forma, em muitos casos ele começa a perder sua cor original, passando a dar uma aparência desagradável ao revestimento.

Para se sair bem desta situação não é necessário trocar todo o rejunte, muito menos todo o piso cerâmico. A pintura do rejunte com uma tinta específica é uma intervenção muito mais simples e que proporciona ótimos resultados.

Neste artigo você vai aprender os principais passos para utilizar a tinta para rejunte de forma adequada, alcançando assim um visual novo para os revestimentos de sua casa.

Como utilizar a tinta para rejunte em 5 passos práticos

O processo de pintura dos rejuntes é muito simples. Não exige mão de obra especializada, mas exige certos cuidados para não perder todo o serviço que será desenvolvido.

Você mesmo pode fazer esta pintura, mas caso você não consiga você poderá contar com auxílio de um pintor. Vamos então aos passos para melhorar o visual de seus revestimentos cerâmicos.

1 – Compre a tinta para rejunte e as ferramentas necessárias:

dicas de como utilizar tinta para rejunteO primeiro passo é comprar a tinta para a pintura do rejunte. É possível comprar dois tipos de tinta, uma delas vem com um pincel já acoplado no recipiente, enquanto que a outra opção você encontrará em recipientes convencionais.

Fique atento à cor que você deseja para seu rejunte, existe inúmeras opções e você deve tomar cuidado para escolher uma cor que realmente combine com o ambiente que você deseja reformar.

Além da tinta será necessário um pequeno pincel para aplicação, uma esponja para limpeza e fita crepe para proteção de pontos específicos.

2 – Limpe todo o rejunte e corrija as imperfeições:

Em seguida é importante que você limpe todo o rejunte. É necessário retirar todo tipo de sujeira, desde poeira, mofos, manchas de óleo, manchas de graxa, ou qualquer outra sujeira que esteja impregnada no rejunte.

Aproveite para corrigir pequenas falhas que existirem no rejunte, como partes que já desagregaram.

Caso seja necessário revitalizar parte do rejunte que foi perdido será necessário aguardar que o novo rejunte seque, antes de aplicar a pintura sobre todo o rejunte do piso em questão.

3 – Prepare a superfície dos pisos para aplicação:

A superfície do rejunte deve estar perfeitamente seca e livre de toda sujeira. Na maioria dos casos não é necessário proteger o piso cerâmico, os excessos da tinta do rejunte podem ser retirados sem problemas após a aplicação da pintura.

Mas, caso você deseje se prevenir, você poderá proteger as bordas dos pisos cerâmicos com fita crepe. Isso irá colaborar na hora da limpeza final, além de garantir que a tinta do rejunte não prejudique seu piso.

Uma dica importante é estar atento às orientações indicadas pelo fornecedor a respeito da limpeza do piso cerâmico. Nada melhor do que seguir estas orientações para não ter nenhum problema.

4 – Aplique tinta para rejunte na superfície desejada:

Agora é hora de aplicar a tinta sobre o rejunte que você deseja transformar a aparência.

Esta aplicação pode ser feita de duas formas e depende da tinta que você comprou. Caso o pincel venha acoplado no recipiente da tinta você deverá passar o pincel na superfície do rejunte.

Agora, se a tinta que você comprou não possui este pincel acoplado você poderá colocar a tinta em um recipiente raso e utilizar um pincel convencional para aplicar a tinta no rejunte.

Mais uma vez é válido ressaltar a importância de consultar as indicações dos fornecedores para não ter nenhum imprevisto durante a aplicação da tinta. Existem detalhes que podem variar conforme o produto escolhido.

5 – Limpe todo piso e aguarde o tempo de secagem:

Por último é hora de limpar todo o piso. Esta limpeza pode ser feita com uma pequena esponja e uma solução de água e detergente neutro.

Para limpeza é necessário aguardar pelo menos 1 hora após a aplicação. Este tempo pode variar conforme o produto comprado. Por isso, consulte mais uma vez as informações do fabricante.

Após a limpeza é só esperar a tinta secar para voltar a utilizar o ambiente novamente. É comum aguardar aproximadamente 48 horas para secagem completa da tinta.

Últimas palavras sobre a pintura de rejunte

Agora é hora de colocar a mão na massa e transformar a aparência do seu revestimento cerâmico. Para um serviço perfeito compre um produto de qualidade e utilize os passos corretamente. Uma boa tinta para rejunte pode melhorar muito a aparência de um revestimento antigo.

Você também pode compartilhar este conteúdo com seus amigos, é só utilizar uma das redes sociais abaixo.

Forte abraço.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

Daldegan, Eduardo. Tinta para rejunte: Confira como melhorar a aparência do seu revestimento. Engenharia Concreta, 2017. Disponível em: https://www.engenhariaconcreta.com/tinta-para-rejunte-confira-como-melhorar-a-aparencia-do-seu-revestimento/. Acesso em: 23 de julho de 2018.

Copiado!